quarta-feira, 13 de maio de 2009

Raíz (botânica)

Raíz (botânica)

Estrutura vegetal tipicamente subterrânea e, geralmente, especializada na absorção de água e sais minerais, fixação da planta substrato. A raiz pode ainda armazenar substâncias de reserva (por ex.: raízes tuberosas ou tuberculosas, como a cenoura).
A raiz desenvolve-se, normalmente, a partir da radícula do embrião - raiz seminal -, mas pode ter origem em caules, gemas caulinares ou gemas folheares - raiz adventícia.
As raízes podem ser subterrâneas, aquáticas ou aéreas. Existem ainda raízes haustórias ou sugadoras - parasitam outras plantas - ou pneumatóforas - raízes de geotropismo negativo, que permitem a toca de gases das partes submersas.
A primeira raiz que se forma denomina-se raiz primária ou principal. A partir da raiz principal podem desenvolver-se raízes secundárias. Este processo termina quando se forma todo o sistema radicular.
Numa raiz típica podem-se encontrar as seguintes zonas:
- zona apical, onde se situa a coifa ou caliptra. À medida que a raiz cresce em comprimento, a caliptra ou coifa introduz-se no solo. Este processo destrói as camadas externas de células, que são substituídas por outras novas;
- zona de crescimento, onde ocorre o crescimento/alongamento da raiz, cujas células deixam de se dividir crescendo em comprimento.
- zona pilosa ou de absorção, em que as células da epiderme se diferenciam e formam os pêlos radiculares ou absorventes. A vida dos pêlos absorventes é curta, pois à medida que a raiz cresce formam-se pêlos radiculares, enquanto os que se encontram mais afastados da coifa morrem;
- zona de ramificação, de onde partem as raízes secundárias, que optimizam as funções da raiz ao ampliar a superfície de absorção e fixação;
- colo, zona de transição entre a raiz e o caule.
De acordo com a sua forma, as raízes podem ser:
- raízes aprumadas, quando existe uma raiz principal, mais grossa, que se destaca nitidamente das outras, mais finas (por ex.: pinheiro);
- raízes fasciculadas, em que a raiz principal não se distingue das raízes secundárias, possuindo uma dimensão semelhante (por ex.: milho).
Em relação à sua consistência, as raízes podem ser herbáceas, carnudas, lenhosas, tuberosas, tuberculosas ou fistulosas.

Sem comentários: