sexta-feira, 5 de junho de 2009

Acetilcolina

A acetilcolina consiste numa substância química que actua como neurotransmissor, transmitindo os impulsos nervosos entre as células do sistema nervoso. Também se encontra associada à transmissão de impulsos entre as junções das células nervosas e musculares, que provocam a contracção muscular.
A acetilcolina é uma base quaternária de amónio (CH3CO-O-CH2CH2N(CH3)3OH), que se forma no organismo em pequenas quantidades, por via enzimática.
É produzida no botão sináptico (uma tumefacção na extremidade de uma célula nervosa) e armazenada em vesículas até que um novo impulso nervoso desencadeia a sua descarga na junção das células nervosas.
Quando a acetilcolina atinge a membrana da célula receptora, liga-se a um local específico e provoca a despolarização, originando um novo impulso nas células nervosas ou uma contracção nas células musculares. Tem uma acção limitada por ser rapidamente destruída pela enzima colinesterase.
As drogas anticolinérgicas possuem várias aplicações em medicina para bloquear a acção da acetilcolina, interrompendo assim a passagem de impulsos nervosos e relaxando determinados músculos, por exemplo na medicação pré-cirúrgica.

Sem comentários: