sexta-feira, 5 de junho de 2009

Pasteurização

A pasteurização é uma técnica de esterilização parcial dos alimentos, nomeadamente de bebidas (especialmente do leite), conseguida pela eliminação dos microrganismos (bactérias) sob acção do calor, de modo a alterar-se o menos possível a estrutura física do produto e as suas propriedades bioquímicas.
Louis Pasteur, químico bacteriologista francês, realizou estudos sobre a actividade óptica, a fermentação e putrefacção, desenvolveu vacinas, iniciou a ciência da microbiologia e o estudo dos processos de fermentação e desenvolveu bases da assepsia e a anti-sepsia em medicina e cirurgia. Em 1862, desenvolveu um método para matar os microrganismos pelo calor, designando-o de pasteurização.
A pasteurização é realizada em instalações especiais, normalmente fiscalizadas pelas entidades sanitárias estatais.
Existem vários tipos de pasteurização consoante o tempo e a temperatura utilizada: pasteurização prolongada (30 minutos a 62-63 oC); pasteurização elevada (1 minuto a 85 oC, em placas aquecedoras); e pasteurização rápida (40 segundos a 71-74 oC).
Graças à pasteurização, os produtos ficam com poucos microrganismos (só destrói os que são patogénicos deixando o que são benéficos), enquanto que através da esterilização os produtos ficam completamente libertos de todos os microsganismos (tanto patogénicos como benéficos).

Sem comentários: