sexta-feira, 5 de junho de 2009

Oligossacarinas

Além das hormonas auxina, giberelina, citoquinina e etileno que estão ligadas ao desenvolvimento das plantas, as porções das paredes celulares denominadas oligossacarinas têm um papel importante: influenciam o crescimento das plantas, a sua diferenciação e reprodução, e defendem as plantas contra as doenças.
As oligossacarinas têm a função de hormonas vegetais. Contudo, diferem das outras hormonas vegetais pelos efeitos que podem obter. Diferentes oligossacarinas podem induzir células de cultura a formar cicatrizes, raízes, gomos ou flores numa grande variedade de plantas. Algumas vezes as oligossacarinas inibem a floração e estimulam o crescimento em algumas espécies. Estes estímulos são induzidos por muito pequenas quantidades de oligossacarinas. É, em geral, necessário 100 a 1000 vezes menos oligossacarinas do que, por exemplo, citoquinina para obter os mesmos efeitos.
As oligossacarinas são libertadas das paredes celulares por enzimas. Diferentes oligossacarinas são libertadas das paredes celulares por diferentes enzimas e cada oligossacarina transmite uma mensagem que regula uma função específica.

Sem comentários: