sexta-feira, 5 de junho de 2009

Feromonas

Há relativamente poucos anos sabe-se que a actividade e conduta de muitos animais está influenciada não só pelas hormonas libertadas no meio interno pelas glândulas endócrinas mas também pelas denominadas feromonas, que são substâncias com odor, produzidas e segregadas por glândulas exócrinas, libertadas no meio externo e que exercem influência sobre a conduta de outros animais da mesma espécie.
O comportamento animal é condicionado pela procura de alimento, encontro e ocupação de um território, capacidade de reprodução, etc.
Os padrões de comportamento procuram aumentar a capacidade individual de modo a permitir liderar no meio. Um dos comportamentos desenvolvidos pelos animais é a comunicação entendida pela acção realizada por aquele que transmite e que influencia o comportamento do receptor.
Um dos tipos de comunicação utilizados pelos animais (visual, táctil, acústica) é a química. O termo feromona é utilizado para designar sinais químicos que são passados entre os membros da mesma espécie.
Por exemplo, as traças fêmeas segregam substâncias químicas que produzem em certas glândulas abdominais. Estas substâncias químicas são detectadas durante o voo por receptores das antenas dos machos. Este processo de comunicação é extremamente eficiente. Calcula-se que somente 40 dos 40 000 receptores existentes nas antenas do macho necessitam de ser activados para este responder.
Os ratos machos produzem uma substância que pode alterar o ciclo reprodutivo da fêmea. Quando um macho e uma fêmea acasalam, esta substância, se a fêmea estiver grávida, causa o aborto, e só então a fêmea pode engravidar pelo seu novo par. Similarmente, a aglomeração de ratos e fêmeas pode causar distúrbios ou, muitas vezes, bloquear os seus estrogéneos quando as fêmeas estão sexualmente receptivas. Em qualquer dos casos, a remoção dos lobos olfactivos evita estas ocorrências.

Sem comentários: