sexta-feira, 5 de junho de 2009

Veia cava

A veia cava é a maior veia do corpo humano, fazendo parte da grande circulação, que se inicia no coração, prossegue na artéria aorta, arteríolas, capilares, vénulas, veias diversas e veia cava, que devolve o sangue venoso ao coração, ao nível da aurícula direita, onde é enviado em direcção à circulação pulmonar.
A veia cava apresenta dois ramos distintos: veia cava superior e veia cava inferior, comunicando entre si pelas veias ázigos. Estas últimas são em número de três, estando uma (a maior) situada à direita da coluna vertebral e as restantes sobre a esquerda, ligando os dois ramos da veia cava.
A veia cava inferior recolhe o sangue proveniente da zona baixa do corpo (abdómen e pernas), resultando da união das duas veias ilíacas primitivas. Nela confluem ainda numerosas outras veias, colateralmente. Este ramo da cava atravessa o diafragma através de um hilo (interrupção no músculo), prolongando-se cerca de três centímetros no interior da caixa toráxica, até ao coração.
A veia cava inferior recebe o sangue proveniente do fígado, através da veia supra-hepática, rico em diversos metabolitos e nutrientes. Importa realçar a acção das veias renais, que constituem um importante influxo sanguíneo na veia cava inferior, devolvendo o sangue à grande circulação, após a filtragem renal.
A veia cava superior recolhe o sangue venoso proveniente da metade superior do corpo (tórax, braços e cabeça), acima do músculo diafragma. Resulta da junção dos troncos venosos braquiocefálicos e de outros vasos menores, como a veia tiroidiana, a veia ázigo maior e veia esofágica superior.
As veias cavas actuam como colectores da circulação, recolhendo o sangue proveniente dos tecidos, onde libertou o oxigénio e captou dióxido de carbono e produtos do metabolismo, devolvendo-o ao coração, onde é reintroduzido na circulação.
No decurso da fase embrionária, a veia cava inferior é percorrida por uma mistura de sangue arterial e venoso, já que nela circula sangue proveniente da metade inferior do embrião e da veia vitelina, mas também sangue arterial, oxigenado na placenta, proveniente da veia umbilical.
O síndroma da veia cava superior é uma patologia desencadeada pela diminuição do fluxo sanguíneo da veia cava superior em direcção à aurícula direita. Na maioria dos casos resulta de uma oclusão originada pela presença de tumores malignos, principalmente do pulmão e linfoma não-Hodgkin.

Sem comentários: