sexta-feira, 5 de junho de 2009

Glicólise

Série de reacções que ocorre no hialoplasma, em que a glicose é convertida em ácido pirúvico, comum à fermentação e à respiração aeróbia.
A glicólise inclui duas fases: a fase de activação e a fase de rendimento. A fase da activaçãofase de rendimento inicia-se com a oxidação do PGAL, que perde dois hidrogénios, que são utilizados para reduzir a molécula de NAD++. Esta fase termina com a formação de quatro moléculas de ATP e duas moléculas de ácido pirúvico.
No final da glicólise formam-se, a partir da decomposição de uma molécula de glicose, duas moléculas de ácido pirúvico, duas moléculas de NADH e quatro moléculas de ATP, embora o saldo final em ATP seja apenas de duas moléculas, pois foram gastas duas moléculas de ATP na activação da glicólise. inicia-se com a activação da molécula de glicose, por duas moléculas de adenosina trifosfato (ATP). Desta activação, resultam duas moléculas de frutose-difosfato, cada uma das quais é desdobrada em duas moléculas de aldeído fosfoglicérico (PGAL). A (dinucleótido de nicotinamida e adenina), formando-se NADH e H

Sem comentários: