sábado, 18 de abril de 2009

Carotenóide

Pigmento de coloração vermelha, laranja, amarela ou castanha. Quimicamente, os carotenóides são lípidos derivados do isopreno, constituídos por 40 átomos de carbono. São substâncias insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos, como é o caso do éter petróleo, clorofórmio, éter, acetona e sulfureto de carbono. Todos os carotenóides coram de verde-azul na presença do ácido sulfúrico.
Os carotenóides encontram-se em vários seres vivos. São sintetizados por cianobactérias, fungos e plantas. Embora se encontrem carotenóides nos tecidos animais, estes provêm do seu regime alimentar.
Nas plantas, encontram-se em todos os cloroplastos, intervindo no processo fotossintético como pigmentos acessórios, e em cromoplastos, conferindo uma cor específica às estruturas onde ocorrem.
A cor dos carotenóides é mascarada nas plantas verdes porque as clorofilas são mais abundantes.
Distinguem-se dois tipos de carotenóides, com espectros de absorção característicos, os carotenos (ex. betacaroteno, licopeno), e as xantofilas (ex. luteína, zeaxantina, astaxantina, fucoxantina). As xantofilas distinguem-se dos carotenos pela presença de oxigénio na sua estrutura molecular.

Sem comentários: