sábado, 18 de abril de 2009


Folha

A folha é o órgão apendicular lateral de crescimento limitado, que se insere no caule ou nos ramos, geralmente laminar e com clorofila, e onde ocorrem processos importantes como a fotossíntese, a transpiração e a respiração. As folhas podem apresentar-se modificadas em formas não fotossintetizantes como, por exemplo, em brácteas, escamas, espinhos e gavinhas.
As folhas formam-se a partir do caulículo do embrião e das gemas foliares, que se formam lateralmente em relação aos ápices vegetativos do caule.
Quanto à situação, as folhas têm, normalmente, posição aérea, mas podem ser aquáticas - submersas ou flutuantes -, ou subterrâneas (por ex.: escamas dos rizomas e bolbos). Em algumas plantas estão reduzidas a espinhos, com função de protecção.
De uma forma genérica, a folha é formada por uma lâmina verde com forma variada - limbo -, um prolongamento estreito - pecíolo -, que se alarga na base podendo envolver parcialmente o caule ou o ramo - bainha. O limbo é limitado pela margem, apresenta nervuras que o percorrem, constituídas por vasos condutores, e uma página inferior e uma página superior.
Em relação à forma do limbo, as folhas podem ser: arredondadas, elípticas, ovadas, oblongas, lanceoladas, cordiformes, sagitadas, peltadas, reniformes, lineares, acerosas, escamiformes, etc.
Quanto à inserção no caule, as folhas podem ser opostas - duas folhas em cada nó -, alternas - uma folha em cada nó -, verticiladas - mais do que duas folhas em cada nó - ou arrosetadas - inseridas em roseta.
Em relação à disposição das nervuras, quando são folhas sem nervuras reticuladas podem ser designadas de uninérveas ou paralelinérveas (monocotiledóneas). Quando são folhas com nervuras reticuladas, podem ser peninérveas, palminérveas, trinérveas, apeadas ou apresentar uma nervura marginal.
A margem do limbo pode ser inteira ou recortada, com recorte marginal (por ex.: serradas, crenadas, dentadas, denticuladas) ou profundo (ex. lobadas, fendidas, partidas).
Em relação à divisão do limbo, as folhas podem ser simples, quando o limbo é inteiro, ou compostas, quando o limbo está compartimentado (por ex.: pinuladas, digitadas, recompostas).
As plantas que apresentam folhas todo o ano denominam-se de folhagem persistente. Se as folhas, em determinadas estações do ano, caem, as plantas designam-se de folha caduca.

Sem comentários: