quarta-feira, 15 de abril de 2009


Endocitose

A endocitose é um processo activo através do qual materiais extracelulares são introduzidos no interior do citoplasma das células.
Existem duas formas de endocitose, dependendo do tipo de material que entra na célula. A endocitose de um fluido é denominada pinocitose e a endocitose de substâncias sólidas denomina-se fagocitose.
Quando somente fluidos entram no citoplasma celular, a endocitose não necessita da formação de uma membrana proteica. A membrana plasmática invagina para formar uma vesicula que rodeia uma porção do líquido extracelular. A bolsa separa-se da restante membrana plasmática, libertando uma vesícula no interior da célula. Esta vesícula contém uma gota do fluido extracelular.
Quando a pinocitose envolve macromoléculas, além do fluido, o processo necessita de uma membrana proteica denominada receptor mediador da endocitose. O processo inicia-se quando uma macromolécula existente no fluido extracelular se liga à proteína receptora na membrana plasmática. A membrana plasmática recosta-se para formar uma bolsa rodeando a macromolécula e uma porção do fluido extracelular. A bolsa liberta-se da membrana plasmática e forma uma vesícula no interior da célula.
Alguns vírus utilizam este mecanismo para entrar na célula. É o caso do vírus da SIDA.
É também este o mecanismo utilizado pelas células do fígado para destruir as moléculas de colesterol transportadas em excesso no sangue.
O mecanismo da fagocitose ocorre de maneira similar à pinocitose de fluidos. A presença de um significativo conjunto de macromoléculas estimula a membrana plasmática a engolfar os materiais, envolvendo-os e formando uma vesícula no interior da célula.
A vesícula na generalidade funde-se com um lisossoma, onde as células são digeridas de maneira a que os seus componentes sejam utilizados pelas células. Muitos organismos unicelulares alimentam-se desta maneira, absorvendo alimento nas vesículas (denominados vacúolos digestivos) que se ligam a lisossomas que contêm enzimas digestivas. Os glóbulos brancos eliminam os micróbios causadores de doenças por fagocitose.

Sem comentários: