sábado, 18 de abril de 2009

Pâncreas


Pâncreas

O pâncreas é um dos vários órgãos anexos ao sistema digestivo, estando situado no quadrante superior esquerdo da cavidade abdominal, abaixo das costelas, estando parcialmente coberto pelo estômago e acima da porção transversa do cólon.
Apresenta-se como um órgão com um aspecto alongado e achatado, em forma de folha, que pode ser considerado dividido em três zonas: a cabeça (porção mais dilatada, situada sobre o lado direito), o corpo (zona intermédia, atravessada pelo canal pancreático principal) e a cauda (zona mais delgada, situada sobre o lado esquerdo, sendo o local onde se inicia o canal pancreático).
É uma glândula mista, já que desempenha funções secretoras exócrinas, produzindo e libertando para o intestino delgado (região do duodeno) o suco pancreático, e funções secretoras endócrinas, produzindo, através de zonas de aglomerados celulares denominadas de ilhotas de Langherans, importantes hormonas com intervenção a nível do controlo da glicemia (concentração de glicose no sangue): a insulina e o glucagon.
O suco pancreático é muito importante no processo de simplificação molecular dos alimentos, já que contém várias enzimas intervenientes nos processos digestivos, como é o caso da amílase pancreática, que actua sobre os glícidos decompondo-os em monossacarídeos, da tripsina, uma protéase que actua sobre os prótidos decompondo-os nos seus componentes estruturais primários - os aminoácidos, e a lípase pancreática, interveniente na redução dos lípidos a glicerol e ácidos gordos. A acção da lípase pancreática é facilitada pela bílis, produzida no fígado, que actua emulsionando os lípidos. O suco pancreático é lançado no duodeno através de um canal comum ao pâncreas, fígado e vesícula biliar: o canal colédoco.
O pâncreas é percorrido por dois canais condutores principais: o canal de Wirsung, que atravessa todo o órgão, recolhendo o suco pancreático, e o canal pancreático acessório ou canal de Santorini, situado na zona da cabeça do pâncreas.
A remoção do pâncreas por via cirúrgica - por exemplo, em casos de cancro - apresenta complicações diversas, já que interfere com a actividade digestiva e com a absorção de glicose pelas células, sendo necessária a administração externa de insulina, tal como nos casos de diabetes.

Sem comentários: