quarta-feira, 15 de abril de 2009

Digestão

A digestão compreende todo o conjunto de processos mecânicos e químicos que têm lugar no tubo digestivo (tubo que tem o seu início na boca e o seu término no ânus). A existência do sistema digestivo deve-se à necessidade de decompor os alimentos ingeridos em elementos nutrientes assimiláveis, pois só estes podem atravessar as membranas celulares, a nível intestinal, para serem absorvidos.
O processo de transformação das substâncias alimentares complexas e insolúveis noutras mais simples, difusivas e solúveis (que podem então ser absorvidas e assimiladas pelo organismo) implica a participação de enzimas digestivas.
A digestão pode ocorrer fora da célula, como é o caso do tubo digestivo, o que acontece na maioria das espécies animais (nas quais está incluído o homem), ou intracelularmente, como nos protozoários e celenterados.
Em biologia fala-se, então, em três tipos diferentes de digestão - transformação das substâncias alimentares complexas ou insolúveis noutras mais simples, solúveis e difusíveis que podem, então, ser assimiladas e absorvidas - que são as seguintes:
Digestão extracelular - tipo de digestão que se verifica em seres vivos inferiores, como os espongiários, celenterados e platelmintes, e que ocorre em vacúolos digestivos que se encontram em células especializadas.
Digestão extracorporal - tipo de digestão que ocorre em fungos em que as hifas segregam enzimas hidrolíticas que lançam sobre o alimento, ocorrendo uma digestão extracorporal, em que as moléculas complexas ou insolúveis são decompostas em moléculas simples e solúveis que, posteriormente, são absorvidas.
Digestão intracelular - tipo de digestão em que o ser vivo, utilizando expansões celulares de duração temporária, envolve partículas alimentares, formando vesículas fagocíticas para onde são lançadas enzimas. Formam-se assim vacúolos digestivos onde ocorre a digestão intracelular. A digestão intracelular ocorre, por exemplo, em protozoários.


Sem comentários: