sexta-feira, 5 de junho de 2009

Circulação dupla

Presente nos anfíbios, répteis, aves e mamíferos, a circulação dupla caracteriza-se pela existência de dois trajectos de circulação sanguínea, o circuito pulmonar e o circuito sistémico, passando duas vezes no coração.
Na circulação pulmonar ou pequena circulação, o sangue venoso é enviado do coração aos pulmões, onde é oxigenado, retornando depois ao coração. Na circulação sistémica ou grande circulação, o sangue arterial parte do coração para todo o corpo, tornando-se venoso, e retoma ao coração.
Distinguem-se dois tipos de circulação dupla: a incompleta e a completa.
Nos anfíbios e répteis, com excepção dos crocodilos, a circulação dupla é do tipo incompleto, verificando-se uma mistura parcial do sangue arterial com o sangue venoso ao nível do coração.
Nos crocodilos, aves e mamíferos a circulação dupla é completa. Nestes animais, o sangue arterial e o sangue venoso encontram-se completamente separados no coração, não se misturando.
A circulação dupla permite que o sangue circule a uma pressão mais elevada, aumentando o fluxo com que o sangue chega aos diferentes tecidos.

Sem comentários: